quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Chile

Um documentário sobre o Chile de 1973
O que a NetFlix não diz é que, em apenas três anos, Allende destruiu a economia do Chile, mais ou menos como Maduro fez com a Venezuela.
Não foi um golpe militar gratuito
Grande parte dos chilenos não mais suportava o radicalismo da luta de classes de Allende que acabou com a indústria, fez uma inflação absurda, mercados vazios e brutal desemprego. E mortes, claro.
Depois de  Pinochet, o Chile miserável,  que o próprio documentário mostra, transformou-se no mais rico e promissor país da America Latina, uma nesga de terra entre as montanhas e o mar, grande parte desértica e afeita a terremotos e tsunsamis.
A melhor coisa que aconteceu ao Chile em toda sua história foi o fim do governo Allende
Deve-se contar toda história, não mostrar os militares como loucos.
Claro, militar é trinado para matar. E eles fizeram isso como quiseram.
Não relato sobre documentos históricos, eu estava vivo e vi como aconteceu. E aconteceu como conto aqui. Era plena Guerra Fria, Allende, como todo comunista, queria entregar o Chile ao domínio Russo. O país estava cheio de estrangeiros, alemães comunistas, cubanos, brasileiros comunistas, fugindo dos militares brasileiros. Eu estava vivo,eu vi. Os militares não acabaram com a democracia, ao contrário, instalaram a mais pujante democracia do Sul, poderosa inda hoje, apesar de sucessivos governos socialistas posteriores - o que prova que a ideia era restabelecer a democracia, a que há lá hoje. Há um outro documentário parcial.no NetFlix, sobre essa época, exatamente contando a prisão de um desses estrangeiros que estavam no Chile para fazer a revolución, pois não estavam dispostos em parar com Allende apenas, mas ir muito além.  A ideia era uma nova Cuba soviética no Chile
Mas, como no Brasil, os militares sabiam que aqueles garotos que bradavam por liberdade - que tinham, ou não poderiam  gritar - cedo ou tarde os matariam, como mataram em Cuba, Camboja, Rússia. Milhões, na verdade, uns 300.000.000 em todo mundo
Logo nos primeiros anos de comunismo, na Rússia mais de 20.000.000 de camponeses foram assassinados. Foi famoso o paredón cubano. Não sobrou um militar vivo,mesmo cabos e sargentos, soldados. Foram mortos a tiros de revólver; há fotos de Che Guevara fazendo isso, orgulhoso. No Camboja, um pais de 5 milhões  de pessoas, mataram 1.000.000 de pessoas. Havia pilhas de crânios. Foi tão ruim que o próprio Laos comunista teve de invadir e tirar Pol Pot do poder e acabar com o Kmer Vermelho.
Contem a verdade!

Como esse é o único órgão de imprensa não comunista, no Brasil, contamos a verdade, desde 1996 quando tínhamos  os nomes de "Interior" -"Jornal de Amanhã" e " Sem Limites".
Verdade, só aqui!

Volta pra casa!

O Jornal Almar não apenas informa selecionadamente. Ele colabora com o que acontece. Como um jornal rápido e sucinto, a gente só ...